“A Docência como Alternativa de Carreira” por Sami Boulos Filho

Posted by | 23/07/2012 | How to find a Job?

In his fourth article, Sami is now looking into Teaching as a career choice. Teaching can be an obvious option for anyone who can speak both English and Portuguese – but do you have what it takes? Do you want to change the world, make it a better place, help people achieve success and happiness in their life? Then becoming a teacher (English, Portuguese or anything else) could be for you…

A carreira que gostaria de abordar neste artigo é a docente ou acadêmica. No processo de avaliação de perfil, utiliza-se uma importante ferramenta para se compreender nossas âncoras de carreira, ou seja, a combinação de áreas percebidas de competências, motivos e valores, das quais não abrimos mão e que representam o nosso próprio eu. E. H. Schein e T.J.Delong foram os pesquisadores que, entre 1979 e 1982, conduziram o trabalho de pesquisa para identificação dessas âncoras ou “pontos de referência profissional”. Uma dessas âncoras – “vontade de servir, dedicação a uma causa” – tem se mostrado a mais relevante nos profissionais que se identificam com a carreira acadêmica. Isso porque escolhem essa profissão pensando nos valores fundamentais que desejam incorporar ao seu trabalho. De acordo com os autores “eles se norteiam mais por esses valores do que pelas suas verdadeiras aptidões ou áreas de competência. Suas decisões profissionais baseiam-se no desejo de melhorar o mundo, de alguma forma”. São profissões de assistência ao próximo, como medicina, enfermagem, trabalho social, além da acadêmica, entre outras. Se sua principal âncora de carreira não for “vontade de servir, dedicação a uma causa”, a carreira acadêmica se tornará para você apenas corrigir dezenas de provas, o que convenhamos, é muito desgastante. O prazer está em ver os olhos dos alunos brilharem a cada nova informação que você traz e, ao final do curso, perceber o quanto cresceram, se desenvolveram e se tornaram pessoas melhores com a sua ajuda. Poder ouvir dos alunos, ao final da disciplina, “você foi o melhor professor do nosso curso”, não tem preço.

O ingresso para essa carreira tem como ponto de partida um mestrado acadêmico e o domínio do Inglês é fundamental, uma vez que mais de 80% do material de estudo está nessa língua na sua forma acadêmica. É nessa formação que irá surgir o pesquisador crítico que existe dentro de cada um de nós. Agrega-se conteúdo fundamental para que, então, possamos nos preocupar com o desenvolvimento das habilidades docentes, o processo de aprendizagem e o papel do professor em sala de aula. Não pense que apenas a sua experiência profissional seria o suficiente para ingressar nessa carreira. Atualmente as principais universidades do Brasil utilizam apenas 2% de professores convidados em seu quadro de docentes, ou seja, sem as titulações de mestres ou doutores. Estes são executivos de sucesso convidados para virem contribuir com suas experiências, de forma a validar o que se aprende em sala de aula e o que se pratica no mercado.

Essa carreira traz algumas características específicas. O mundo acadêmico gira em torno da produção de conhecimento que o professor/pesquisador desenvolve e que é, em tese, disseminado no mercado. Eis aí a relação que há entre a universidade e o mercado. Você pode se tornar esse pesquisador e equilibrar suas atividades entre a docência e a pesquisa. Normalmente essas atividades são bem equilibradas do ponto de vista de carga horária. Esses pesquisadores são contratados pelo período integral e são remunerados de acordo com a CLT. Por outro lado, essa carreira permite que você utilize parte de seu tempo, o que permitiria o desenvolvimento de outra carreira em paralelo, qualquer que seja esta. Você pode dedicar 12 ou 20 horas por semana, apenas com a docência, sem se envolver em demasia com a pesquisa. Digo em demasia, pois todo acadêmico é valorizado pela quantidade de conhecimento que produz, o que significa dizer que, mesmo concentrando sua atividade apenas na docência, você irá querer escrever alguns artigos acadêmicos e publicá-los em revistas especializadas. Note que você não está no mundo corporativo, onde suas conquistas são os próprios resultados que suas empresas alcançam através do seu trabalho. Na academia você é valorizado com o conhecimento e reconhecimento de suas obras.

No próximo artigo abordaremos a carreira corporativa, aquela que normalmente seguimos ao sair da universidade e ingressamos numa organização.

______________________________________________________________________________________

Sami Boulos Filho

 

Formado em Economia pela Universidade Mackenzie com pós-graduação em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão Humana e Social pela Universidade Mackenzie. Construiu sua carreira profissional nas empresas americanas Dow Química, FMC Corporation, American Cyanamid, Occidental Chemical e GE Capital, nesta última como Vice-Presidente de Operações.

Atua em Gestão e Planejamento de Carreira, coaching, counseling e orientação de carreira para executivos. Atualmente Country Manager da Pedersen & Partners, consultoria internacional especializada em recrutamento e seleção de executivos, projetos em desenvolvimento organizacional e gestão estratégica de pessoas. Professor na pós-graduação em Recursos Humanos da Universidade Presbiteriana Mackenzie e autor do livro “Encontrei O Emprego” pela Editora Gente.

http://lattes.cnpq.br/6065313322264425

 Bachelor of Science in Economics by Mackenzie University, graduate degree in Marketing by ESPM and Master in Human and Social Resources at Mackenzie University. Professional career built in American companies such as Dow Chemical, FMC Corporation, American Cyanamid, Occidental Chemical, and GE Capital, in the latter as Vice President of Operations. Having worked with career coaching, outplacement and counseling for executives. Master’s dissertation was on professional competencies of relationships with stakeholders. Country Manager of Pedersen & Partners, international firm specialized in executive search and strategic Human Resource management. A Professor of the Graduate School of Human Resources at Mackenzie University. Author of the book “Encontrei O Emprego” by Gente Editor.

http://lattes.cnpq.br/6065313322264425

 

 

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.