Você Sabe Trabalhar em Equipe? por Maria do Carma

Posted by | 01/08/2012 | Learn From Experts

Working well as a team is a key requirement for many jobs. As an English-Portuguese bilingual, you will know that it is even more important, and sometimes difficult, when you have to work with people from various cultures and backgrounds. Maria gives us her view on what makes a good team player.

No mundo corporativo está sendo cada vez mais exigido que as pessoas saibam trabalhar em equipe, é hoje uma das competências mais valorizadas pelo mercado de trabalho, sendo um grande diferencial. As pessoas são muito distintas, e devido a isso os conflitos surgem, muitos não aceitam criticas, não conseguem escutar as outras, e se isso não for contornado, a equipe pode ser prejudicada. Trabalhar em equipe, em alguns casos, é imprescindível, porém nem sempre isso é possível, depende muito dos participantes que formam a equipe, e de as atitudes profissionais de cada uma.

Para trabalhar em equipe não basta apenas querer, tem que se autoconhecer e ter algumas habilidades necessárias. Um dos principais entraves de um bom trabalho em equipe é o medo que algumas pessoas têm de dividir trabalhos e conhecimentos com os colegas. Nem todo mundo tem essa capacidade de trocar conhecimento, pois tem medo de que um colega tome seu lugar, isso é bem tipo de pessoas inseguras e com baixa autoestima, pois tem medo de que os outros brilhem mais do que ela.

A diferença de trabalhar em grupo e em equipe, é que no grupo cada um pensa por si só, e numa equipe as pessoas pensam em conjunto em prol de um mesmo ideal. Trabalhar em equipe é mais do que ter um bom relacionamento com os colegas da empresa – é saber dividir trabalho sem medo de que alguém descubra que você é totalmente dispensável.

As redes sociais também proporcionam o trabalho em equipe, o DIHITT, o Facebook, Linkedin, Twitter são bons exemplos disso, pois são milhares de pessoas, na maioria com o mesmo ideal. Mas nas redes sociais encontramos aquelas pessoas que não respeitam as opiniões das outras, que se acham melhor do que todos e que querem brilhar sozinha.

Eu prefiro trabalhar em equipe, por mais que às vezes seja um pouco difícil, porque lidar com varias pessoas de personalidades diferentes requer muito tato e paciência, mas cada um pode fornecer um tipo de conhecimento e agregar muito valor ao grupo e o resultado final pode ser maravilhoso, pois quando uma pessoa sonha sozinha, continua sendo um sonho, mas quando sonha em equipe vira realidade.

 

____________________________________________________________________________________

Maria do Carmo Costa

Psychologist with a specialization in Organizational. Maria has experience in Retail, Telecom and HR Consulting, Recruitment and Selection Skills, HR Department Administration, Business Entry Application Testing, Education, Training and Personnel Evaluation.

Maria is a Head Hunter specializing in the recruitment at Executive level for companies such as MV Systems, New Business Holding Brazil and Maersk Training. Using her empathy, creativity and communication skills, she helps individuals and organisations meet their objectives by focusing on achieving real results.

Author of a successful blog on HR http://comoserumprofissionaldesucesso.blogspot.com.br/ (one of the top 30 Blogs in Brazil in Entrepreneurship Award in the category TOPBLOG ) with over 1 million pages accessed so far. 

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.